Jornalista é detido em área de construção de porto que receberá navios-cruzeiro na COP 30
Porto de Outeiro, em Belém, está passando por reformas para ampliar capacidade de hospedagem da COP30. Diretoria de Infraestrutura/Secop Em Belém, um repórt...

Porto de Outeiro, em Belém, está passando por reformas para ampliar capacidade de hospedagem da COP30. Diretoria de Infraestrutura/Secop Em Belém, um repórter fotográfico brasileiro foi detido por guardas portuários e levado para a sede da Polícia Federal, enquanto prestava serviços para Xinhua News Agency, agência oficial chinesa. Ele foi liberado por volta das 14h10. Ainda não se sabe o que motivou a ação dos guardas. A detenção foi na praia de Brasília, no distrito de Outeiro, onde está sendo reformado um porto para receber navios-cruzeiro durante a Conferência Mundial sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30. O porto fica a cerca de 20 km do centro de Belém. O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) informou que esteve acompanhando o caso na Polícia Federal. O g1 solicitou mais informações à PF e à organização brasileira da COP 30, responsável pela obra, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem. LEIA TAMBÉM: Navios de luxo vão ter 6 mil leitos na COP30, mas ficarão a mais de 20 km dos eventos em Belém Entenda a obra em Outeiro Comitiva da ONU visita Porto de Outeiro visando os preparativos para a COP30 A obra do porto em Outeiro para a COP 30 consiste na reforma e ampliação do Terminal Portuário de Outeiro. A ideia é possibilitar a atracação de dois grandes navios de cruzeiro - os transatlânticos MSC Seaview e Costa Diadema - durante o evento. Segundo o governo federal, o objetivo é usar esses navios como hospedagem temporária para acomodar cerca de 6 mil pessoas. Juntos, os navios oferecem aproximadamente 3,9 mil cabines, já que há insuficiência de leitos hoteleiros na região metropolitana de Belém para a conferência climática. Orçada em R$ 180 milhões, a obra inclui a construção de um píer de 710 metros e adaptações técnicas e logísticas para receber transatlânticos com mais de 300 metros de comprimento. O projeto tem previsão de conclusão em outubro de 2025, um mês antes da COP 30 marcada para novembro. O governo também anunciou que, para facilitar o deslocamento dos visitantes entre o porto e os locais oficiais do evento, há também a construção da segunda ponte entre Outeiro e Icoaraci, que está em fase final de entrega. VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará